Assista ao Vivo

domingo, 1 de junho de 2014

Profissionais da saúde recebem capacitação em plantas medicinais e fitoterápicos

Objetivo é aplicar o uso de homeopatia no SUS, segundo a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos



Com o objetivo de implantar a Fitoterapia no Município, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Registro, por intermédio da Assistência Farmacêutica, iniciou no dia 9 de maio um ciclo de capacitações junto aos funcionários do setor. A palestra sobre Homeopatia foi ministrada pelo Doutor Edson Prata, médico Homeopata no Município, e contou com a participação de 90 profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, técnicos de farmácia, nutricionistas, dentistas e psicólogos.
Também assistiram à palestra os estudantes do curso de Farmácia das Faculdades Integradas Vale do Ribeira (FVR), do grupo educacional Unisepe. Segundo a farmacêutica Márcia Cristina Ribeiro Riboski, coordenadora da Assistência Farmacêutica de Registro, a capacitação terá mais duas etapas. Entre os dias 28 e 31 de julho, os profissionais terão curso sobre os 12 fitoterápicos contemplados na RENAME 2012 (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), plantas para uso na odontologia, pediatria, nevralgias diabéticas, curativos de escara, também voltada ao mesmo público da primeira etapa das capacitações. Na terceira etapa, em data a ser definida, haverá cursos para os Agentes de Saúde, que serão realizados nas próprias Unidades de Saúde, com o tema “Plantas Medicinais e cultivo em vasos e pequenos espaços”.
O secretário municipal de Saúde, João Sakô, explica que as capacitações visam proporcionar maior conhecimento sobre os fitoterápicos, para que possam ser aplicados no SUS, segundo a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. A realização da capacitação também só foi possível graças ao engajamento da farmacêutica Tânia Shiguena Yokota, responsável pelo projeto de implantação da Fitoterapia no Município, e ao apoio da atual gestão.
“Contamos com três pequenas hortas medicinais, sendo duas utilizadas nas reuniões realizadas com a comunidade pela farmacêutica Tânia, localizadas na UBS Vila Nova e no CRAS do Registro B. A outra horta fica na UNESP, já visando um planejamento futuro. Nosso objetivo é ampliar o projeto no município”, revela a coordenadora Márcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário